quinta-feira, 21 de junho de 2007

Beatnicks

Não foi uma existência pacífica, a dos Beatnicks. Com uma história de sobrevoa as décadas de 60, 70 e 80, a banda seguiu durante esses anos uma diversidade de abordagens estéticas - em inglês, em português ou apenas empurrados pela conjunctura. Em resumo, hoje, apeteceu-me regressar ao rock progressivo nacional. Com uma existência que começa em 1965 e só termina no início da década de 80 e da qual Lena D'Água também fez parte, os Beatnicks teriam quase só por isso o seu merecido lugar na história da música moderna portuguesa - agitada existência.
O motivo da conversa de hoje chama-se "Somos o Mar", single lançado em 1978 pela Alvorada/Rádio Triunfo; uma pequena e boa recordação. Formados na altura - porque foram várias as formações dos Beatnicks - por Luís Araújo na bateria, Ramiro Martins no baixo e nas cordas, António Emiliano nos teclados, Jorge Casanova nas guitarras e Tó Leal na voz e percussão, os Beatnicks haveriam de dar à luz na sua fase mais luminosa esta pequena maravilha de feições ecológicas, chamada "Somos o Mar". É um single, tem apenas dois temas e no lado B, aparece "Jardim Terra", outra cativante deambulação pelos terrenos mais prog.
Mais história...infelizmente foi sol de pouca dura pois com o tal do boom, a banda sofreria nova inflexão estética, perdendo de vez o rumo e o sentido.





Beatnicks - Somos o Mar 1977

Senha: rockprogressivobr




Um comentário:

Anônimo disse...

Saudaçoes desde Portugal!
Era so para rectificar que o grupo Beatnicks que falam ai é de Portugal (Lisboa) e não do Brasil. Antes desse single tinham editado um Ep em 71 e um single em 72.
Continuem o bom trabalho divulgando a cena Brasileira.

F.J. (www.myspace.com/dawnrider)

 
Página Inicial